Soluções para Manufatura
I4.0

Gestão de Manufatura

Fábrica conectada

Adquirir dados “invisíveis” aos olhos humanos é um diferencial na gestão de manufatura nos dias atuais. Observamos ciclos de produtos cada vez mais curtos e demandas variadas de clientes. Esse comportamento leva a uma busca incessante pela melhoria dos processos e ganhos de produtividade. As soluções Bosch têm como foco conectar máquinas e linhas de produção de maneira a simplificar processos, reduzir custos, viabilizando a implementação em todo tipo de linha.

Homem fazendo uma apresentação em volta de uma mesa redonda
Data Collector MES

Obtenha a performance das suas linhas de produção

O Data Collector MES é um sistema que monitora automaticamente os KPIs de máquinas e linhas de produção, garantindo muitos ganhos à manufatura.

Data Collector MES: obtenha a performance das suas linhas de produção

A gestão da manufatura consiste em uma série de práticas e tecnologias adotadas para mensurar os processos e o desempenho do ferramental. Afinal, somente medindo os resultados é possível buscar melhorias específicas que refletirão no faturamento do negócio. Assim, a ideia básica por trás desse modelo de gestão é a coleta de dados, a análise dos registros e a definição de ações para um aprimoramento contínuo.

Nesse contexto, o Data Collector foi desenvolvido para monitorar os KPIs das máquinas e da linha de produção de forma automática. Todos os números podem ser acessados por meio de um desktop (PC), um tablet ou mesmo um smartphone. Os objetivos do sistema são monitorar OEE (Overall Equipment Effectiveness), identificar perdas técnicas de cada equipamento, levantar dados precisos para análise de desvios e monitorar peças e o tempo de ciclo das máquinas.

Homem fazendo uma apresentação em volta de uma mesa redonda
Os benefícios do Data Collector MES para a manufatura na Indústria 4.0

É possível alcançar maior transparência nos dados, que ajudam em melhor entendimento dos processos. O tempo de análise é reduzido, otimizando os recursos humanos, uma vez que os dados são obtidos em tempo real. Toda essa estrutura cria uma base mais madura para a futuro Big Data. Tudo isso pode ser alcançado com um baixo investimento. Por meio de um menu intuitivo e responsivo, é possível extrair informações sobre:

  • TOP 5 de falhas técnicas
  • OEE em tempo real
  • Monitoração por turno de trabalho
  • Vários tipos de relatórios
  • Heatmap

Homem manipulando tablet
A coleta de dados variáveis com o do Data Collector

Gere dados correlacionados e prepare-se para o futuro

Este tipo de Data Collector é uma versão especializada em dados de processos. Os dados variáveis são coletados para uma visão macro.

Data Collector: gere dados correlacionados e prepare-se para o futuro

Este tipo de Data Collector é uma versão especializada em dados de processos. Os dados variáveis são coletados para uma visão macro e ampla de todo o processo. Algumas das informações obtidas incluem temperatura, pressão, corrente, entre outros. Ou seja, qualquer variável é possível ser monitorada.

Dessa forma, é possível trabalhar esses dados para entender melhor o status das máquinas e dos processos, fazendo correlações entre os registros obtidos pelo Data Collector MES e, até mesmo, entre as próprias variáveis. Toda essa informação gerada traz um insumo valioso para a criação de um Big Data útil para a tomada de decisão futura aplicação de Machine Learning, entre outros habilitadores para uma compreensão macro de toda a produção.

Homem manipulando tablet em um ambiente de produção industrial
Ampla compreensão dos processos na manufatura

Ampla compreensão dos processos na manufatura

A geração de informações proveitosas para a tomada de decisões vem exatamente do cruzamento dos dados. Sem uma ferramenta especializada para tratar todos esses registros, essa estratégia seria praticamente impossível. O Data Collector traz todas as funções e configurações necessárias para extrair as informações que você precisa, possibilitando aplicações de ferramentas de BI.

  • Monitoramento dos sinais vitais 
  • Análises de tendências 
  • Insights na produção

Homem manipulando tablet em andar superior com vista para a produção
A solução para a centralização de informações

Integre e compare diversas linhas da manufatura

Management View é a solução que permite a integração e comparação de diversos sistemas de fabricação, no âmbito da planta, nacional e mundo.

Management View: integre e compare diversos sistemas da manufatura

O Management View é uma solução da Bosch que centraliza as informações necessárias das linhas de manufatura em uma única plataforma. Permite integração e comparação dos KPIs de diversas linhas de fabricação.

Por exemplo, digamos que você tenha dez linhas de montagem, em sites diferentes da empresa. Por meio do Management View, o gestor consegue ter uma visão geral de todos os sites de manufatura em uma só plataforma gerencial. Assim, consegue consolidar os dados e gerar relatórios comparativos para entender os processos de forma ampla e detalhada ao mesmo tempo.

Homem manipulando tablet em andar superior com vista para a produção
As vantagens do Management View

O Management View permite que as informações fiquem centralizadas. Assim, garante uma visualização de todas as linhas de produção. O sistema permite o cadastro de diversas plantas e se integra com outros bancos de dados. Por exemplo, é possível fazer uma interligação com o Data Collector a fim de visualizar detalhes sobre a performance das máquinas. Mas também é possível fazer o lançamento manual dos registros.

  • Centralização de informações
  • Geração de Big Data
  • Visualização de máquinas críticas

Ganhos para o seu processo

Info

Centralização de informações

Icon_Sheet_Connected Mobility

Insights na produção

Icon_Sheet_Industry 4.0

Monitoramento de linhas de produção

Conheça nossas soluções mundiais no link abaixo!

Telefone

Você pode nos contatar de Segunda a Sexta feira, das 08:00 as 18:00 horas.

Mensagem

Entre em contato conosco através do nosso formulário