Soluções para Manufatura
I4.0

Gestão de Energia

Uma visão proativa na gestão de energia com base na Indústria 4.0

A gestão de energia é um dos principais pilares da Indústria 4.0. Trata-se do monitoramento do uso da energia do micro ao macro, ou seja, proporciona uma visão holística de todos os processos de produção. A motivação por trás dessa iniciativa envolve questões ambientais, pressões de custos, regulações ou mesmo a proatividade de organizações na direção do consumo eficiente. Sistemas modernos de gestão de energia podem explorar um grande volume de dados coletados para promover melhorias.

Inteligência Artificial Phantom na manufatura

Phantom

Um Edge baseado em Inteligência Artificial, possibilitando o gerenciamento de energia e monitoramento de máquinas

Inteligência Artificial para a eficiência energética

O Phantom é uma IA para monitoramento, baseado em um sensor não intrusivo instalado na entrada da alimentação de energia elétrica das máquinas. Um algoritmo de inteligência artificial lê as assinaturas de potência, analisa o consumo, gera os dados e métricas operacionais.

A tecnologia permite o monitoramento em tempo real, gerando dados precisos que facilitam o gerenciamento e possibilitam a tomada de decisões mais assertivas.

Inteligência Artificial Phantom na manufatura
Vantagens na implementação da Inteligência Artificial para a gestão de energia

O Phantom permite a gestão e transparência de um importante insumo—a energia elétrica. Por meio da assinatura de corrente e utilizando técnicas de IA, os dados são coletados em tempo real, reduzindo custos e ampliando a margem de lucro do processo produtivo.

Homem operando uma tela em um ambiente de produção

Plataforma de Energia

Otimize o gerenciamento de energia com soluções que centralizam informações

Otimize a plataforma de energia com soluções que centralizam informações.

As práticas de gestão e as tecnologias que favorecem a eficiência energética na indústria são um caminho real para práticas mais sustentáveis no setor. Essas soluções coletam e reúnem todos os dados em um único lugar, respondendo em tempo real questões ligadas ao consumo de energia das máquinas.

Quando pensamos em uma solução de Gerenciamento de Energia, é possível trabalhar, por exemplo, com o digital twin (ou gêmeo digital), uma tecnologia que replica virtualmente todos os processos e as ferramentas, desde a planta até a máquina.

Com isso, o gestor ganha uma visão sistêmica de toda a manufatura. É possível ver a planta e analisar quanto megawatts gasta por hora ou aproximar a visão para avaliar um equipamento específico. Tudo depende de onde os pontos de medição são instalados na planta da empresa.

Homem manipulando uma tela em um ambiente de produção
Ganhos com uma gestão de energia eficiente

O custo de energia é uma discussão constante na indústria, pois tem peso muito grande no processo de manufatura. Além disso, há um grande apelo em relação à preservação do meio ambiente. Uma gestão de energia eficiente, pautada na era 4.0, permite saber qual máquina consome mais e onde está o desperdício. A própria Bosch lidera pelo exemplo: de acordo com cálculos da companhia, todas as 400 localidades da empresa ao redor do mundo são neutras em carbono desde 2020. A Bosch é a primeira indústria com operações globais a atingir o marco de zero emissões de carbono em relação à energia que produz e que gera externamente.

Ganhos para o seu processo

Icon_Sheet_IoT Platforms

Redução de custos

Segurança

Icon_Sheet_Industry 4.0

Confiabilidade da produção

Conheça nossas soluções mundiais no link abaixo!

Telefone

Você pode nos contatar de Segunda a Sexta feira, das 08:00 as 18:00 horas.

Mensagem

Entre em contato conosco através do nosso formulário